24 de ago. de 2011

CRÓTON - ( Codiaeum variegatum )


Codiaeum variegatum
NOME CIENTÍFICO: Codiaeum variegatum.

NOME POPULAR: Cróton, folha-imperial, louro-variegado.

SINONÍMIA: Croton pictus, Codiaeum variegatum pictum, Croton variegatum, Codiaeum medium, Codiaeum pictum, Croton variegatus, Phyllaurea codiaeum.

FAMÍLIA: Euphorbiaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Sul da Índia, Malásia e Ilhas do Pacífico.

PORTE: Arbusto de 1,5 a 3 metros de altura.

FOLHAS: Como existem muitos cultivares, criados especialmente por suas maravilhosas folhas podem ter diversos formatos, tamanhos e cores. O colorido é o que mais chama atenção, mescladas de vermelho, verde, amarelo, laranja, rosa, roxo, branco.


Codiaeum variegatum - Detalhe das folhas
Nota: Algumas cultivares se tornaram mais populares, como as variedades: ‘Spirale’, ‘Andreanum’, ‘Majesticum”, “Aureo-maculatum” entre outras.

Codiaeum variegatum 'Eburneum'
FLORES: Apesar de não serem o grande destaque da planta, que fica por conta de suas magníficas folhas, tem também um efeito ornamental bonito.

Codiaeum variegatum - Detalhe das flores
TRONCO: Seu caule tem textura semi-lenhosa.

LUMINOSIDADE: Sol pleno, ou meia-sombra.

ÁGUA: Gosta de solo moderadamente úmido, mas não encharcado, regar de 2 a 3 vezes por semana, com um maior volume nos meses quentes e menos nos mais frios.

CLIMA: É uma planta de clima tropical, não suporta climas frios.
PODA: Não deve ser podada.

CULTIVO: Solo rico em matéria orgânica. Mistura para vasos: 1 parte de terra comum de jardim, 1  parete de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.

Nota: É uma planta que resiste a ventos fortes.

FERTILIZAÇÃO: Fazer aplicações trimestrais de  NPK, fórmula 10-10-10, sendo uma colher de sopa para vasos pequenos a 3 colheres de sopa para vasos grandes, sempre ao redor do caule mas nunca junto a ele. Para ambientes externos utilize mais ou menos a mesma quantidade variando de acordo com o tamanho da planta.

UTILIZAÇÃO: São utilizadas como forma isolada ou em grupos, o contraste marcante que suas folhas proporciona dão destaque onde é plantada. Podem também ser cultivada em ambientes internos que tenham bastante luminosidade, mas não são tolerantes a ar-condicionado.

PROPAGAÇÃO: por alporquia e estaquia de galhos

PLANTA TÓXICA: A semente é altamente tóxica, folhas, caule e raízes  possuem toxidez menor, mas sempre utilize luvas para manipular esta planta, pois sua seiva pode provocar irritações na pele.

Clique para ampliar
Codiaeum variegatum


72 comentários:

  1. Adoro os crótons, tenho um aqui em casa, mas é bem amarelo e alguns tons verdes. Acho que eles dão um colorido especial num local com muito verde, principalmente nas épocas que não temos flores. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Edna, Bom Dia!
    Eu sou até meio suspeito para falar sobre eles.
    Se tivesse que escolher entre plantas que produzem flores e as que possuem folhagens vistosas e com tonalidades de cores diferentes, ficaria certamente com a segunda.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Adoro cróton, mas moro em apartamento. É ensolarado. Posso cultivar em vaso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Precisa de sol ou meia sombra. Cresce lentamente cerca de 0,40 a 0,60 cm por ano.

      Excluir
  4. Olá Udi, Boa Noite!

    Pode sim, o Croton se dá bem em vasos, depois de algum tempo quando a planta crescer é só ir passando para vasos maiores e terá sempre uma bela planta ornamental na sua residência.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esse croton Tamara, onde posso encontrar, se puder indicar me um lugar. 79999923346 esse meu ZAP

      Excluir
  5. bom dia!
    meu croton teve o substrato enchacado e agora esta secando. Posso ter esperança que ele ainda sobreviva?
    Se eu adubar, pode ajudar a voltar as folhas que cairam?
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá Bom Dia.
    Desculpe a grande demora em responder, estou com a correspondência bastante atrasada, por conta de outros afazeres.
    Ela não gosta de substrato encharcado o que ocasiona o apodrecimento de suas raízes e a morte da planta.
    Se isso não ocorreu, continue a cuidar com regas para deixar o solo moderadamente úmido, mas não é hora de adubar, somente quando ela estiver um pouco mais saudável.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá. Gostaria de saber por que razão as folhas do meu croton, nascidas na minha casa, não estão coloridas. Apesar de grandes e bonitas estão só verdes. Penso que estou a cuidar bem dele, mas...
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luminosidade, transfira-o para um local com maior incidência de Luz, seja natural ou artificial, a luz é essencial para a coloração da folhagem.

      Excluir
  8. Olá, Boa Noite!
    Existe muitas variedades de croton, algumas perdem as cores por falta de luz solar direta.
    Não sei se é o caso, infelizmente não tenho conhecimento deste assunto.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. Minha folhagem esta murcha e tem umas partes secas nas pontas das folhas de cor marrom, o que pode ser, será que está na hora de trocala de vaso? Elas pegam bem o sol do dia eu rego regularmente, não sei o que fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Para saber se precisa trocar de vaso, deite e retire todo torrão com muito cuidado para não desmanchar, deverá sair inteiro, se ver que isso não vai acontecer para.
      Se as raízes estiverem todas enroladas, corte um pouco telas e plante num vaso maior com substrato adequado, deixe num primeiro momento em local com muita luz mas sem receber luz solar direta nas horas mais quentes do dia.
      Bo Sorte!

      Excluir
  10. Olá Kaka, Boa Noite.
    Se você já tem ela a muito tempo, as raízes podem ter ocupado todo espaço do vaso e portanto é hora de passar para um maior.
    Nesta época mais quente, as plantas de vasos pequenos, recebendo luz do sol nas horas mais quente do dia, acabam sentindo e ficam com as pontas queimadas.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. A croton possui raiz pivotante? Arrebenta calçadas? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia.

      Não é uma árvore de grande porte e suas raízes não são agressivas, mas se desejar ter garantia total, faça uma caixa de concreto sem o fundo, ou use uma manilha de concreto, aquelas usadas pelas prefeituras para água pluvial, ficarão enterradas, não aparentes e conduzirão as raízes para baixo.

      Um abração!

      Excluir
  12. A minha está caindo todas as folhas...O que pode ter acontecido??Ela estava tão bonita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      Algumas variedades perdem todas suas folhas, para depois voltarem a brotar, o importante é que a ponta não seque.
      Um abração!

      Excluir
  13. Olá,

    Compramos um muito bonito e o transferimos para um vaso maior. Estava lindo e assim ficou por semanas. De repente, do nada, ele começou a murchar. Como o tempo estava mais frio o passamos para uma área coberta. Também borrifamos calda de fumo nas folhas que pareciam estar meios esbranquiçadas no verso. Mesmo assim ele continua cada vez mais murcho. Será que é por causa do tempo mais frio à noite? Moramos em Belo Horizonte. Alguma dica?

    Soraia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soraia, Boa Noite.
      Desculpe a demora em responder, não sei se ainda vai precisar de resposta.
      Estou sempre falando isso, mas é bom porque assim mais pessoas tomam conhecimento.
      Boa parte de plantas que estão nas gardens, lindas e maravilhosas, acabaram de chegar de produtores que tem estufas climatizadas, onde temperatura, umidade, regas, fertilização, luminosidade, etc. são controladas de forma muito rígida.
      Neste local são cultivadas milhares de plantas da mesma espécie.
      São selecionadas um lote das que estão no sua melhor forma.
      O comprador leva para sua casa, onde não tem as mesmas condições que falei.
      A planta sofre demais com mudanças e ainda para piorar geralmente o comprador muda para um novo vaso, quando deveria deixá-la aclimatando no novo local.
      Muitas vezes a planta não resiste e morre.
      Não sei se foi isso que aconteceu com a sua.
      Espero que somente as folhas tenham caído, mas já brotaram.
      Um abração!

      Excluir
    2. Depois que eu soube dos cuidados dos produtores que eu obviamente não vou reproduzir eu costumo deixar no próprio vaso até a planta brotar aí então,se estivermos na primavera eu troco de vaso.

      Excluir
  14. Compei dois vasos de crótons tom amarelo lindos, porém com duas semanas já estão com as folhas murchas. Coloquei agua conforme o vendedor me informou, 2 vezes por semana, ela pega bastante sol de dia e a tarde sombra. O que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa Tarde!
      Acredito que provavelmente aconteceu a mesma coisa que disse no comentário acima.
      Um abração!

      Excluir
  15. Olá Mario Franco, primeiro quero parabeniza-lo pelo forum e por sua disponibilidade em ajudar quem está começando nesta aventura apaixonante.
    Eu comprei a minha Cróton a mais ou menos 1 ano e quem cuidava dela era minha esposa, então olhei para plantinha e achei que não estava em sua melhor forma e resolvi tomar as rédia começar a cuidar dela, as folhas na parte de baixo do caule havia caido e só ficaram algumas folhas nas pontas, então comecei a rega-la regulamente e percebi que novas folhas foram nascendo, então depois que perceber que ela estava revigorada, comprei um vaso maior e lhe dei uma nova moradia e vejo que ela continua feliz e crescendo.
    Mas tenho a seguinte dúvida, as folhas na parte de baixo voltarão a nascer? Ela está linda na parte de cima, mas a parte de baixo está carequinha, tem alguma sugestão? Desde já sou grato pela sua ajuda. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com problema semelhante. As folhas da minha ficam totalmente amarelas e caem. Isso é constante.
      Outras estão nascendo, é verdade.

      Excluir
    2. Olá Mário, não vi sua resposta para essa pergunta... Por isso vou fazer um reforço :-)
      Estou com a mesma dúvida: as folhas basais do meu cróton podem vir a rebrotar?
      Vou aproveitar para acrecentar mais uma: o cróton "solta" novos ramos a partir da raíz/solo? Ou para ele encher o vaso, terei que acescentar novas mudas?
      Gostaria de finalizar, parabenizando pelo seu blog, super organizado e informativo. Inté.

      Excluir
    3. Olá Moises, Bom Dia.
      Infelizmente não tenho tempo de responder a todos, o retorno do blog é super baixo, e faço isso porque sou amante do nosso mundo vegetal e gosto de ajudar as pessoas, mas para pagar minhas contas tenho outra atividade.
      Feito o desabafo Hahahaha.
      Você irá ver uma quantidade muito grande de variedades desta planta, com as mais diversas formas e cores de folhas e dimensão que a planta pode atingir quando adulta.
      Como um arbusto as folhas inferiores vão secando e caindo e não nascerão novas no lugar.
      Mas poderão surgir novas brotações, não sei te informar se acontece em todas variedades e em que momento.
      Agradeço ao comentário.
      Um abração!

      Excluir
    4. Amigo a minha estava assim, folhas somente em cima, mas com o tempo elas voltaram a brotar ,ficou linda!!

      Excluir
  16. Adquiri a minha cróton como presente de aniversário para mim mesma! Está linda e no local que penso ser ideal, pois pega sol boa parte do dia com temperatura quente. Mas tenho um cachorro e gostaria de saber se é tóxica para ele, caso tenha acesso às folhas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José, Boa Tarde.
      Se seu cachorro tem mania de ficar mordendo plantas, tente evitar.
      A seiva pode causar a pele eczema As cascas, raízes, látex, e as folhas são venenosas. O maior problema é o consumo de sementes pode ser fatal.
      Um abração!

      Excluir
  17. bom dia
    sou estudante de ciencias biologicas, daqui de manaus, tenho uma duvida:
    a minha avo tem uma croton e queria saber porque as folhas estão caindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, Bom Dia.
      Pode ser que isso tenha ocorrido por outro motivo, mas acredito que tenha sido regada por água relativamente fria em relação a temperatura do solo ou substrato, o que a planta não tolera.
      Por isso recomendamos a regar logo pela manhã, quando a temperatura do solo é mais ou menos equivalente ao da rega.
      Um abração!

      Excluir
  18. Boa noite..meu croton quando comprei,mudei de vaso,as folhas caíram algumas,e no.lugar dessas folhas q caíram estão surgindo brotinhos,que suponho q,sejam mudas..será? Caso seja com.quantos cm devo tirar e mudar?agradeço de coração se me responder

    ResponderExcluir
  19. Olá! Tenho um croton em casa e nas últimas semanas ela começou a ficar faça. As filhas do caule maior começaram a cair. Estou achando que está na hora de adubar. Com o que posso aduba-lá? Outra pergunta, qual a melhor forma de combater uns fungos brancos que aparecem nas folhas? Tenho limpado com frequência mas continuam aparecendo? Li que borifar água com fumo funciona. Desde já agradeço! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Tenho uma dessas plantas no meu AP . Ela fica ao lado da varanda do lado de dentro. A porta da varanda permite entrada de luz o dia todo o no final do dia (por volta das 16:00) o sol começa a bater nela. Rego duas a três vezes por semana e ela começou a ficar fraca. O caule maior perdeu quase todas as folhas e as que ficaram estão bem feias. Tenho ela há um ano e nunca adube. Outra coisa. Estão aparecendo colchonilhas. Tenho limpado a planta mas eles sempre voltam. Por favor vocês poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo Boa Tarde.
      Para eliminar as cochonilhas e outros insetos pulverize inseticida próprio para plantas, irá encontrar o produto já pronto para aplicação em Garden.
      Para adubar aplique 3 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10 ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente e regue em seguida.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  21. Olá, Boa tarde, comprei um Croton hib variado ontem, achei belíssimo, me apaixonei quando eu o vi!!! Porém descobri aqui no site que ele é venenoso... obrigada por essas informações, vou manter meus pássaros longe do vaso pois os crio soltos... OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Com plantas tóxicas devemos sempre tomar cuidados especiais, principalmente com crianças e animais filhotes que costumam não selecionar o que comem.
      Um abração!

      Excluir
  22. Como proteger o cróton do frio e geada?

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo seu blog, vou ficar de olho no meu cotron hib variado q comprei ontem....por enquanto ele tá lindo, cheio ...não tem fungos nada disso.. espero q eu tenha sucesso na criação dele... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marthinha Boa Tarde.
      Temos que observar sempre nossas plantas e verificar qualquer anormalidade, pois quanto mais cedo forem tratadas a recuperação será mais rápida.
      Um abração!

      Excluir
  24. Como fazer a planta soltar mais brotinhos?
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Meu cróton está com a ponta das folhas secas e as folhas novas com forma irregular. Comprei há 1 ano. Será que devo adubar com npk? Ou deixa-la mais tempo no sol?

    ResponderExcluir
  26. comprei uma cróton, sempre namorava ela nos lugares que passava, muito linda, meu medo é que não consiga cuidar direito e ela venha cair suas folhas.

    ResponderExcluir
  27. Em 2008 mudamos para uma casa que tem um croton/arvore lindo, com três ramificações principais, a uns três anos atras pedi para podar, ano passado uma das ramificações secou, agora estou percebendo que uma outra ramificação perdeu todas as folhas e os brotos não estão com força, o que faço para recuper-lo??

    ResponderExcluir
  28. Mario, é verdade que o Croton precisa pegar bastante sol para que as folhas fique com tons mais avermelhados? Tenho uma muda de croton que é toda verde e amarela. Não fica vermelha.

    ResponderExcluir
  29. Meu Crotons está com as folhas que nascem com os cantos irregulares parecendo atrofiadas. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, Mário Franco.
    Já faz um tempo que venho admirando o Croton Gold Dust, uma variedade de Croton com folhas verdes pequenas, salpicadas de amarelo. É, na minha opinião, a espécie mais bonita de Croton. Consegui uns galhos para fazer estaquia. Espero que a estaca "pegue". Você tem alguma dica para o sucesso na estaquia do Croton?

    ResponderExcluir
  31. A casa para onde me mudei faz 2 anos têm uma planta que agora descobri ser um Croton. todos anos no inverno ela perde grande quantidade de folhas, mas nesse ela perdeu TODAS. Acho que morreu...porém eu poder as pontas dos galhos e vejo que não está seca. Onde ela fica tem sombra a maior parte do dia, mas têm bastante luminosidade.Pensei em mudar ela de lugar, mas é uma planta antiga e grande, acho que as raízes são profundas e tenho medo de terminar com ela. O que faço? Será que ainda têm salvação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Muitas plantas com a chegada da primavera e estação das chuvas, saem do período de dormência e começam a emitir novas brotações.
      Meu conselho é que aguarde, para ver o comportamento dela.
      Se estiver fragilizada não é época boa para fazer mudanças.
      Poderá aplicar um pouco de NPK 10-10-10, cerca de 1 a 3 colheres de sopa (conforme tamanho da planta) ao redor do caule (nunca junto a ele), incorpore levemente com cuidado para não danificar as raízes e regue em seguida.
      Mande notícias.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  32. Olá, tudo bem? Espero que você responda, estou com bastante espectativa em relação às minha croton!
    É o seguinte: consegui da minha vizinha um caule e coloquei na água, todas as folhas caíram e as raízes brotaram, bem como novas folhas também. Minha dúvida é em saber qual a melhor época para mudar para um vaso e qual seria o tamanho ideal, gostaria que fosse um vaso definitivo.
    Gostei muito do seu blog!
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite.
      Como não disse o tamanho do caule, faça o seguinte: a parte enterrada deverá medir cerca de 1/3 do tamanho, em consequência disso o tamanho do vaso deverá ser no mínimo o dobro desse tamanho.
      Use o substrato semelhante ao sugerido na postagem.
      Como a planta estava acostumada ficar somente na água irá sofrer um pouco com a mudança para um novo ambiente, as folhas até poderão cair e depois rebrotar.
      Deixe a princípio num ambiente bem claro mas sem receber luz solar direto, principalmente nas horas mais quentes do dia.
      Não exagere no tratamento, os cuidados devem ser normais.
      Mande notícias no futuro.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  33. Olá! Meu croton era muito colorido e tinha tons de amarelo e vermelho muito vivo. Depois de um tempo prolongado sem rega (passei muitos dias viajando) ele nunca mais foi o mesmo.

    Já replantei e adubei com húmus, mas as folhas dele estão super escuras agora. Ele recebe bastante luminosidade... você saberia me ajudar?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite amigo, comprei 3 crotons pequeno dois palmos cada e plantei num so vaso, pode isso?

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, Mario! Tenho um cróton e estava bem orgulhosa por ele ter dado até flores essa semana. Parecia tudo bem até que notei que as folhas ficaram caídas, como se tivesse "murchado". O que pode ser isso? Ele fica exposto ao sol e acredito que esteja fazendo a rega corretamente, pois não aconteceu antes.

    ResponderExcluir
  36. Olá Mário,
    Comprei um Croton que logo em seguida deu muitas flores. Elas,apesar de pequeninas, são lindinhas e eu amei. Até fiz fotos. Todas as flores caíram e quero saber se ainda brotarão folhas, ou se tenho que cortar o caule onde nasceram as flores para que as folhas voltem a brotar. Espero que me responda porque já fiz essa pergunta em outros sites e não tive resposta.
    Desde já obrigada.
    Glicéria Maria de Sousa
    OBS.: Essa pessoa de nome victor dos videos silva não é o dono do meu email antigo e está usando o mesmo indevidamente. Por isso criei outro. Já tentei excluí-lo mas não consigo.

    ResponderExcluir
  37. oi
    tenho uma planta croton verde e amarelo. ela ja tem 1.70 e estava no vaso, passei ela para o solo e podei os galhos no caule. sera que ela sobrevive?

    ResponderExcluir
  38. Tenho um croton faz alguns meses apareceu uns bichinhos parecidos com formiga de açúcar, menor ainda, pretinhos, e ficam no verso da planta, deixam a folha na cor Martin, depois caem, algum tratamento que possa passar

    ResponderExcluir
  39. Olá, meu croton começou a cair as folha do nada detalhe as folhas estão bonitas, é plantado no chão, estava muito lindo, a rega não é demais e bate sol pela manhã. Tem alguma dica que possa dar para reverter essa queda de folhas. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  40. Olá! Minha namorada comprou um croton já com as folhas amuadas, um pouco murchas. Estamos no inverno e meu apartamento é muito frio. Pode ser isso? A mudança da estação? O que posso fazer pra melhorar a minha planta? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Theo, Bom Dia!
      Ela precisa receber muita claridade, mas num primeiro momento cuidado com o sol direto porque provavelmente veio de estufa e precisa ser rustificada (adaptada), o sol deve ser oferecido aos poucos, depois poderá receber sol pleno.
      Cuide normalmente sem colocar água em excesso, antes de regar enfie o dedo no substrato, dá para sentir se precisa de água, sentir que está úmido não regue.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  41. Meu croton estava lindo...só que ficou frio aqui em BH.. e ele murchou..já tem uma semana..
    Já verifiquei o substrato e não está encharcado..
    O que pode ser??

    ResponderExcluir
  42. Moro em Natal/RN e tenho três variedades de cróton que trouxe do Rio de Janeiro há três meses. Estão no sol, mas as folhas novas estão nascendo verdes. Um e o cróton petra, o outro é o amarelo e o terceiro tem as folhas recortadas e coloridas. Este último pega um pouco de sombra durante o dia. Você poderia me ajudar a entender o que está acontecendo? O que está errado? Fernando

    ResponderExcluir
  43. As raizes de croton prejudicam encanamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Não é uma planta de grande porte e raízes agressivas.
      Usando a lógica evidente que não é aconselhável plantar bem em cima deles, mas ao lado cerca de 1,0 metro o problema será zero.
      Um abração!

      Excluir
  44. Eu tenho uma, comprei e era toda colorida. Agora está nascendo folhas verdes. É normal elas nascerem verdes e mudar a cor depois? Quanto tempo demora? Ou já deveria nascer colorida? Elas ficam numa janela que pega sol nas duas ou três primeiras horas da manhã apenas

    ResponderExcluir
  45. Parabéns pelo seu blog e Obrigado por compartilhar tanto conhecimento!! Abraços e mto sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, Bom Dia!
      Agradeço visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  46. Ganhei varias mudas porem ja sem as folhas porem da pra notar wue não estão mortas como posso fazer para acelerar para as folhas reaparecerem??

    ResponderExcluir
  47. Olá meu croton perdeu algumas folhas devido deixar elas no sol quente pois nao sabia gostaria de saber se onde as folhas caíram pode nascer novas folhas no mesmo lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia
      As plantas vieram de estufas do produtor e não recebiam sol pleno, por essa razão precisam ser rustificadas (acostumadas), esse processo deve acontecer oferecendo de forma gradativa a luz solar começando por um pequeno período e ir aumentando diariamente.
      Infelizmente não haverá brotações no lugar, somente na extremidade dos ramos.
      Um abração!

      Excluir
  48. Bom dia! Plantei um croton no meu quintal imaginando que ele fosse crescer pouco. No entanto, está ficando grande e estou preocupada com as raízes, elas podem causar estragos em encanamentos? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir