21 de mai. de 2012

PINANGA - ( Pinanga kuhlii Blume )



Palmeira Pinanga
Pinanga kuhlii Blume

NOME CIENTÍFICO: Pinanga kuhlii Blume.




NOME POPULAR: Pinanga.




SINONÍMIA: Ptychosperma kuhlii, Seaforthia kuhlii, Pinanga sumatrana.




FAMÍLIA: Palmae.



CICLO DE VIDA: Perene.



ORIGEM: Sudeste da Ásia marítima.



PORTE: Até 5 metros de altura.



FOLHAS: Pinadas, grandes chegando a medir até 1,50 metros de comprimento e 70 a 80 cm de largura.Os folíolos são largos e bastante ornamentais.



FLORES: As inflorescências ramificadas, despontam a abaixo das folhas, com flores de ambos os sexos, pequenas e de coloração branca, surgem no verão.



FRUTOS: São de formato ovóides, tem coloração vermelha, passando a preto quando maduros, tem cerca de 12 mm de comprimento, despontam no outono.



TRONCO: Liso, de coloração verde pálido, anelado, semelhante ao bambu, com cerca de 4 a 5 cm de diâmetro.



LUMINOSIDADE: Meia-sombra ou sombra. Não tolera luz direta do sol, nas horas mais quente do dia.



ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado, regar de 2 a 3 vezes por semana, de forma moderada, com maior volume na época de dias mais quentes e menos nas frias.


CLIMA: Tropical e Subtropical. Não tolera geadas.



PODA: Não é necessária. Com finalidade estética retirar folhas secas e se desejar os brotos, que nascem ao redor da planta mãe.



CULTIVO: De crescimento lento a moderado, prefere solo areno-argiloso. Sugestão de mistura para vasos: 01 parte de terra comum de jardim, 01 parte de terra vegetal, 01 parte de composto orgânico e 01 parte de areia grossa de construção.



FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio da muda, para uma cova de 40 X 40 cm misture bem no solo retirado, cerca de 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10.



UTILIZAÇÃO: Bastante cultivado em ambientes internos, que tenham boa iluminação ou em jardins a sombreados ou protegidos por árvores maiores que filtrem a luz do sol.



PROPAGAÇÃO: Por sementes, que demoram cerca de 3 a 4 meses para germinarem e também por mudas que nascem ao lado da planta-mãe. 
 
PREÇO: Em Holambra / SP a muda no vaso tamanho P24 estava sendo comercializada por R$ 19,90.



FOTO DESTA POSTAGEM: Fotografei na Gardem Cidade das Flores em Holambra / SP.









Nenhum comentário:

Postar um comentário