Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

PALMEIRA-RÁFIS - ( Rhapis excelsa )

07:41 262 Comments A+ a-



PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa )
NOME CIENTÍFICO: Rhapis excelsa.

NOME POPULAR: Palmeira-ráfia, palmeira-rápis, ráfis, rápis, jupati, palmeira-dama, Lady Palm.

SINONÍMIA: Chamaerops excelsa, Rhapis flabelliformis, Trachycarpus excelsus

FAMÍLIA: Arecaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: China e Taiwan.

PORTE: Até 4 metros.

FOLHAS: De coloração verde-escura, brilhante, de forma palmada e plissada.

PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa ) - Detalhe da folha
FLORES: De importância ornamental secundária, ocorrem na primavera / verão, são inflorescências ramificadas composta de pequenas flores de coloração amarelas. 


PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa ) - Detalhe das flores
FRUTOS: De formato ovóide e coloração branca.

TRONCO: Tem múltiplos estipes (nome dado ao caule das palmeiras e coqueiros), são revestidas de uma fibra bastante rústica.

PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa ) - Detalhe dos estipes (caule)
LUMINOSIDADE: Meia Sombra.

ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado. Durante os meses mais frios do ano e em ambientes internos reduza a quantidade.

CLIMA: Ameno.

PODA: Não necessária, apenas a retirada de folhas secas.

CULTIVO: Prefere solo areno-argiloso, tem crescimento lento, o substrato tem que ter boa drenagem. Sugestão de mistura: uma parte de terra comum de jardim, 1 parte de composto  orgânico ou pó de fibra de coco, 1 parte de terra vegetal  e 1 parte de areia.

FERTILIZAÇÃO: Não é muito exigente quando fertilização, aplicar de 1 a 3 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10 (conforme tamanho da planta e vaso), incorporar levemente ao substrato e regar em seguida.

UTILIZAÇÃO: É uma planta bastante versátil usada atualmente em ambientes internos e externos, de forma isolada, em grupos, em vasos, etc.

PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa ) - Em ambientes internos bem iluminados
PROPAGAÇÃO: Por sementes e divisão de touceiras.

PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa )
PALMEIRA-RÁFIS -  ( Rhapis excelsa )

262 comentários

Write comentários «Mais antigas   ‹Antigas   201 – 262 de 262   Recentes›   Mais recentes»
Mário Franco
AUTHOR
29 de fevereiro de 2016 07:20 delete

Olá Bruna, Bom Dia!
Isso acontece com a maioria das PALMEIRA-RÁFIS, observe isso, ficam secas somente na pontinha, muitas pessoas cortam este pedaço, depois de um tempo novamente a ponta volta a ficar seca,tenho visto plantas que já sofreram muitos cortes e a folha ficou pequena.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
29 de fevereiro de 2016 07:24 delete

Olá Bom Dia.
Para emitir novas brotações a planta precisa de condições favoráveis em relação ao local onde está plantada, tratos culturais, etc.
Experimente aplicar fertilizante NPK 10-10-10, conforme descrito na postagem.
Quanto as pontas secas veja meu comentário na postagem seguinte.
Um abração!

Reply
avatar
29 de fevereiro de 2016 09:07 delete

Olá tenho uma ráfia que estava secando devido a eu ter dado muita água agora parei estudou dando apenas a cada 15 dias porém as folhas estão secando ela está apenas com duas nas manchas brancas usei água e sabão, porém estou preocupada pois ela não para de secar, ela tem broto de folhas novas porém alguns estão com as pontinhas já secas, eu gostaria de saber se tem mais alguma coisa que posso fazer, e se apenas devo esperar ela se recuperar e se adaptar minha preocupação é realmente as folhas que não param de secar as pontinhas

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de março de 2016 09:39 delete

bom dia,eu tenho uma palmeira rafia e eu quero saber quantidade de agua para aguar a palmeira rafia

Reply
avatar
Karla
AUTHOR
12 de março de 2016 12:09 delete

Olá Mario... Parabéns pelo canal, bastante esclarecedor!!! Tenho uma Raphis que trouxe de uma chácaro dentro de um vaso de plástico... Eu a coloquei dessa mesma forma q a trouxe dentro de um cachepot de vidro e recobri as laterais e em cima com casca de arvore e seichos. Ultimamente as novas folhas não teem nascido c a coloração e cura como antes... estão verdes bem clara e parece que sem força para abrir as folhas... O que eu posso fazer para melhorar isso!? Como ela está num cachepot de vidro não tem vaso da água. .. ha algum problema!? Eu tenho uma outra muda menorzinho. .. eu posso replantar essa minha q já está grande c essa muda num vaso maior!? Obrigada

Reply
avatar
21 de março de 2016 22:26 delete

Boa noite, tenho uma palmeira a mais ou menos um ano, ela cresceu ficou linda...mas de uns dias pra cá,começou a secar as folhas e estão amarelando, eu comprei num mercado, troquei o vaso por outro maior coloquei terra preta e molho a cada 15 dias ou se estiver seca a terra...do dia para a noite que ela começou a morrer,todos que vinham em minha casa falava da minha palmeira e admirava! Estava realmente linda...preciso de ajuda para salvar e tentar torna la bonita novamente. Desde já agradeço pela atenção. E-mail nanda.karoli@hotmail.com

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de abril de 2016 23:44 delete

Olá Mário! Retornando, após uns 15 dias sem melhora resolvi troca-lá de vaso para um maior e colocando mais terra. No começo ela ainda ficou uns 15 dias querendo murchar. Coloquei fertilizante e tirei ela da varanda, onde tinha muito vento. Ela reagiu e melhorou, as folhas voltaram a ficar mais endurecidas e com o verde mais vivo. Agora vou colocar ela em um lugar com mais claridade pois estou notando muitas folhas murchando novamente. Nesse meio tempo, coloquei fertilizante novamente na terra. No caso, após uns 3 meses.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
23 de abril de 2016 10:34 delete

Olá.... Adquiri uma palmeira a uns 5 meses e ela ficava bem ereta. Deixei ela até agora no vaso que comprei. De um tempo para cá ela não fica mais ereta e sim como e estivesse murcha, ela cai os galhos para os lados, mas permanece bem verde e com aparencia fertil. Acho estranho pq vejo palmeiras de outras pessoas e elas ficam eretas e nao caidas. O que devo fazer será que devo trocar de vaso. Obrigada

Reply
avatar
24 de abril de 2016 20:13 delete

Boa noite. eu tenho uma rafis, ela esta com as pontas como estivessem queimadas, e as novas folhas que estão saindo elas já estão vindo com as folhas queimadas. gostaria de saber oque posso fazer para que ela fique com as folhas bonitas.

Reply
avatar
Walace Lima
AUTHOR
25 de abril de 2016 12:38 delete

deixei minha planta no sol por uma tarde(sem querer) algumas folhas queimarão e ela está com o caule murcho dando assim peso para baixo o que devo fazer?

Reply
avatar
Diogo Gomes
AUTHOR
25 de abril de 2016 18:13 delete

Boa noite. Recentemente replantei minha Ráfis em um vaso maior acrescentando a ela um pouco de terra com esterco, ela estava muito bonita e já a tenho a mais de um ano, porém agora ela começou a murchar e ficar meio caída. Será por causa da terra com esterco?
Obrigado.

Reply
avatar
4 de maio de 2016 21:29 delete

Olá, tenho uma rafis e ela é muito bonita e nunca tive problemas com ela e tenho já faz 2 meses, porém a dias semanas ela está ficando com a folhas caídas e são as folhas maiores, parece que estão pesadas e com isso ficam caídas, o que pode ser?? Eu só me recordo da última vez que molhei acabei inxarcando e no prato tem areia mas já está seca.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de maio de 2016 23:25 delete

Boa noite !!! Comprei a minha rafis, tem menos de um mês,e molhei ela, e de uns dias pra ca percebi que tem algumas plantas escuras e secas . Oque devo fazer ??!

Reply
avatar
João Fnaf
AUTHOR
3 de junho de 2016 10:27 delete

Bom dia Mrio, minhas Palmeiras rafia estão com um pó marrom na base das folhas (como na segunda foto deste artigo). É normal? uma delas está com as folhas completamente secas. Devo corta-las? Obrigado

Reply
avatar
claudio leno
AUTHOR
10 de junho de 2016 13:13 delete

Oi mario, tenho uma raphis linda na sala ,comprei depois que ganhei uma muda é me apaixonei pela planta. Só que minha muda não quer sair nem folhas posso poda lá no tronco pra ela dar novas folhas ou o que fazer

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de junho de 2016 17:09 delete

Claudio, Boa Tarde.
É uma planta entouceirada, novas hastes despontam do solo e não da haste que podar.
A planta precisa encontrar condições favoráveis para desenvolver a touceira e emitir novas brotações.
Substrato adequado, luminosidade, rega correta e fertilizante na dose certa são fundamentais.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
15 de junho de 2016 12:20 delete

Olá, comprei uma suculenta parecida a Aloe Vera à uns meses, tenho regado-a semana a semana mas hoje quando a ia regar, tinha um liquido estranho preto no centro da planta. Quando a reguei, o liquido misturou-se com a àgua e "desapareceu". Mas nos buraquinhos da planta, o liquido continua lá. Estou de pé atrás em termos de tocar no líquido pois não sei o que é. E parece-me ser demasiado escuro para ser àgua com terra, até que a terra não está no topo nem no centro da planta.... Alguém terá ideia do que é? Beijinhos, Obrigada

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
16 de junho de 2016 13:56 delete

Boa tarde, Mário!
Eu tenho um vaso de raphis há 16 anos!Era maravilhosa, muito cheia e viçosa.Daí há 3 anos mudei para apartamento e ela ficou num espaço meio escuro e pegou fungos.Desesperada,coloquei o fungicida na terra sendo que a indicação era mas folhas.Desde então ela não solta folhas novas e as pucas que saíram eram verdes bem claras.Há um ano mudei para uma casa e ela está num lugar ótimo, recebendo o sol do fim da tarde.Mesmo assim ela não solta mais folhas...Estou muito triste e gostaria de uma orientação sua como recupera la.Obrigada.
Simone

Reply
avatar
9 de julho de 2016 22:02 delete

Tenho uma palmeira raphis e esta plantada num vaso na minha varanda, mas não sei o que fazer pois as pontas das folhas estão secas e não sei o que fazer. será que vc pode me ajudar com alguma dica?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de julho de 2016 08:01 delete

Olá Marilu, Bom Dia!
Um pequeno descuido na rega irá ocasionar isso, a ponta que secou não voltará a ficar verde, muitas pessoas costumam a cortar a parte seca.
Para dar mais vigor a planta, aplique NPK, fórmula 10-10-10 conforme descrito na postagem.
E procure regar na quantidade exata sem falta ou excesso.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
10 de julho de 2016 17:57 delete

Olá, tenho uma rafis e ela é muito bonita e nunca tive problemas com ela e tenho já faz 2 meses, porém a dias semanas ela está ficando com a folhas caídas e são as folhas maiores, parece que estão pesadas e com isso ficam caídas, o que pode ser??

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
10 de agosto de 2016 12:38 delete

Mário, boa tarde ! tudo bem com você?
Meu nome é Jonas, tenho uma Palmeira-Ráfia faz 4 anos, ela estava em uma loja de Shopping, agora esta na minha varanda, o problema que a varanda é sol da tarde e fechada tem insulfilm, mais muitas vezes não estamos em casa para abrir a varanda, ficando muito quente, ela pode se adaptar nesse ambiente ou podemos perde-la, o que você aconselha a sala não tem muita iluminação.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
18 de agosto de 2016 19:54 delete

Ola boa noite, gostaria de saber se posso ter ela em lugar aberto? ? Em uma área parcialmente aberta onde pega vento e sol durante a manhã. Obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de agosto de 2016 08:18 delete

Olá Bom Dia!
Pode plantar em áreas abertas, em regiões mais quentes não gosta de receber luz direta do sol nas horas mais quente do dia.
Um abração!

Reply
avatar
simmilluc
AUTHOR
23 de agosto de 2016 10:14 delete

Oi, Mário!
Td bem? Adorei seu blog!
Tenho uma ráfis linda há 6 anos em vaso e, de uns meses pra cá 2 hastes estão apresentando folhagem seca e raquitica ao nascimento, antes de abrir já estão com uma aparência de quase mortas, tenho tb no vaso bebezinas surgindo...Será que essas hastes estão em declínio?Podo essa folhagem? Agradeço demais se puder ajudar..

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
31 de agosto de 2016 11:02 delete

ola.. minha planta esta com as folhas inclinando para baixo, tipo triste... esta plantada em vaso plastico e fiz especie de dreno no mesmo.
Molho sempre para ver se e falta de agua, a mesma fica na sala.
Acho linda esta planta mas nao sei lidar com a mesma.
pode ajudar?

Reply
avatar
Carla
AUTHOR
4 de setembro de 2016 22:35 delete

Olá Mario. Já estou na terceira raphis,pq as outras q já tive morreriam(creio q por excesso de água e adubo). Porém hoje comprei outra novamente,de aproximadamente 1 ano de idade, só q notei q ela está com umas manchinhas parecidas com ferrugem meio amareladas.O q eu faço? Ajude-me,não queria perder mais essa.
Desde já agradeço.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de setembro de 2016 15:56 delete

Olá, ganhei uma muda de ráfia, plantei em um vaso seguindo suas orientações sobre o solo. Já faz 3 meses e ela não mudou em nada, não soltou brotos, folhas novas ou qualquer mudança.
É normal ou preciso fazer algum procedimento diferente?
Aguardo.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de setembro de 2016 16:57 delete

Boa tarde Mario! Comprei uma palmeira-ráfis há 03 dias e, quando fui regar pela primeira vez, vi que tem uns bichinhos parecidos com uma pulga, porém, aparentemente, de carcaça mais mole, em seu adubo. Você sabe do que se trata? Se é prejudicial à minha planta e como faço pra exterminá-los? Tem uns menores e uns maiores. Obrigada!

Reply
avatar
21 de setembro de 2016 10:11 delete

Oi,tenho uma planta Ráfia e ela está com as pontas queimadas. Posso cortar as pontas? Obrigada

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
22 de setembro de 2016 12:52 delete

Mario ! Estou bem triste pois a minha está ocorrendo o mesmo. A planta está murchando e as novasuas folhas estão secando e enrolando. Ela fica na sala e recebe boa iluminação. Coloquei no sol agora um pouco pois não sei o que faço ! Já tive 4 e não consegui cuidar. Me ajude ! Posso enviar uma foto pra ti?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
26 de setembro de 2016 10:51 delete

Minha ráfia está com uns mosquitinhos muito pequenos....mini....devo trocar a terra!? Acho q molhei demais...depois procurando como cuida la na internet vi q ela não gosta muito de água....
O q devo fazer!?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5 de outubro de 2016 08:29 delete

Bom dia Mário.
Tenho uma palmeira-rafia há mais ou menos 5 anos. quando a comprei ela já veio devidamente plantada em um vaso de cerâmica, então não sei informar qual tipo de substrato ela se encontra plantada. Nunca houve problemas,ela vinha crescendo linda e viçosa, porém após a morte de meu marido há 01 ano ela vem apresentando as hastes caídas e tive, inclusive, que retirar duas que se encontravam secas. Comprei terra adubada e fertilizante 10-10-10. Afofei a terra antiga,misturei à terra nova e coloquei 01 colher de sopa de fertilizante. Ela fica em meu apartamento,junto à janela e recebe luminosidade e ventilação. Gostaria de saber se procedi corretamente ou se há algo mais que eu deva fazer para recuperar minha plantinha. Um grande abraço.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de outubro de 2016 00:07 delete

Boa noite Mário...
Li todos os comentários e gostaria de saber como tratar minha raphis. Além do que já foi dito, apareceram nas folhas e nos finos caules umas bolinhas minúsculas que não identifiquei se é colchonilha ou pulgão ou outra....
Cortei todas as folhas com os caules. Tirei toda a terra deixando as touceiras e raiz. Pretendo replantá-la, porém tenho receio de reaproveitar a terra com medo de que esteja contaminada. como fazer?

Reply
avatar
Elaine Freire
AUTHOR
29 de outubro de 2016 01:15 delete

Boa noite Mario.
Compramos uma Raphis com 8 folhas e uma folhinha saindo do centro do tronco. No dia seguinte à compra trocamos o vaso e colocamos apenas terra vegetal. Conforme tinham nos orientado, só estamos colocando água 1 x por semana. Já estamos na terceira semana e as folhas estão secando, dobrando, murchando e perdendo a cor verde. O que será que está acontecendo, pode nos orientar? Não queria perder nossa planta. Compramos ela simbolizando uma mudança em nossa casa e não queria que ela morresse. Já me indicaram mas não quero uma planta de plástico na minha sala.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de novembro de 2016 20:06 delete

Ola a rafis demora qto tempo para crescer, comprei quase 1 e nao vi nenhuma diferença de tamanho as foljas estao bonita ja ate tirei muda maos ela nao cresce o que posso fazer ...
Obrigada

Reply
avatar
6 de dezembro de 2016 14:26 delete

Olá boa tarde tenho uma palmeira raphis há uns 5 anos e ela não cresce mais do que isso está dentro de casa na sala tem bastante claridade molho sempre que precisa( quando a terra está seca) o vaso que ela está é de médio para grande,gostaria de uma sugestão para ela se desenvolver mais e crescer mais obrigada! ela está com 75 cm de altura!

Reply
avatar
11 de dezembro de 2016 08:47 delete

Bom dia,

Comprei uma Rafis, mas 2 dias após notei que ela está entortando. Não fica exposta ao sol, mas pega luminosidade, tenho posto água 1 vez na semana. O que será?
Agradece, Sandra.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de dezembro de 2016 19:56 delete

Olá Sandra Boa Noite.
Se ela está em vaso e está entortando em direção a uma janela ou porta, a planta está procurando por luz, para que isso não aconteça o vaso deve ser virado ´periodicamente.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
11 de dezembro de 2016 19:58 delete

Olá Sandra, Boa Noite.
Se ela esta entortando na direção de uma janela ou porta, a planta está procurando por lux, vire o vaso periodicamente.
Um abração!

Reply
avatar
13 de dezembro de 2016 08:49 delete

Oi minhas mudas de rafia tão com raiz mofada e folhas manchas pretas o que eu faço fazer por favor

Reply
avatar
15 de dezembro de 2016 09:13 delete

Bom dia, Mário!

Tenho uma raphis e de uns tempos pra cá ela vem apresentando as pontas das folhas na cor preta. O que poderá ser? Ela fica num local de pouca luz, na verdade mais sombra do que luz. Seria esse o motivo? Estou preocupada, peço sua orientação. Obrigada!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
15 de dezembro de 2016 15:13 delete

Olá Cynthia, Boa Tarde.
Basta um pequeno descuido, a ponta das folhas secam, e ficam amareladas como da primeira foto desta postagem. Mas na cor preta pode ser ataque de fungos, pulverize fungicida que é feito a base de cobre, você irá encontrar o produto pronto em frascos com gatilho para spray.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17 de dezembro de 2016 22:56 delete

Boa noite
Alguém sabe me dizer quando acontece a primeira floração da ráfia? Tem duas com 2 anos, em média, até agora nada kkk

Reply
avatar
Monica
AUTHOR
10 de janeiro de 2017 13:35 delete

oi...tenho uma palmeira rafis e ela ficava na sala, apenas troquei de posição de um canto para outro , porém as folhas começaram a secar.
Rego uma vez por semana apenas. Coloquei no sol e secou todinha, será que ainda renasce?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
10 de fevereiro de 2017 18:08 delete

Boa tarde tenho uma ráfia ela tá morrendo parece que pegou fungos..troquei ela d vaso e de abuso vai adiantar...tirei as folhas secas e la ficou só os troncos...

Reply
avatar
20 de fevereiro de 2017 02:09 delete

Oii Mário, eu estou super preocupada com a minha ráfis,ela fica no meu apto...mas eu ainda não moro lá...vou em dias alternados abrir o apto e cuidar das minhas plantinhas, bem estou percebendo que a minha ráfis esta secando as folhas...já cortei dois galhos secos...agora coloquei ela no banheiro para ter mais ventilação...lembrando que o meu apto é super claro...eu não sei oque esta acontecendo...como posso salva-lá!!! Bjos obg

Reply
avatar
Raquel Flores
AUTHOR
9 de março de 2017 00:51 delete

Oi Mário tudo bem? Espero que possa me ajudar. Tenho uma palmeira ráfis a mais ou menos dois anos. Não é comprida, mas volumosa, tem uns 6 troncos; pega luz indireta pela manhã na parte das folhas mais frontais, o vaso fica na sombra. Costumava regar sempre que ela dava uma "murchadinha", no verão era umas 2x por semana mais ou menos e sempre funcionou, estava sempre bonita até que um dia quando ela deu essa murchadinha não voltou mais a levantar quando eu regava, como de costume. Desde então cada dia ela está mais caída, murcha, as folhas estão fechando, não sei mais o que fazer. Já retirei a planta do vaso e dei uma afofada na terra do fundo e coloquei pedras, na esperança de ser algum problema de drenagem. Coloquei um adubinho químico também, mas até agora nada. O que será que pode ser? É possível ser algum problema do tipo falta de luz ou água, mesmo ela tendo permanecido bem por 2 anos no mesmo lugar? Por favor me ajude!Desde já agradeço! Um abraço.

Reply
avatar
Jferreira
AUTHOR
18 de março de 2017 11:22 delete

Comprei uma uma palmeirinha Rafi, ela sem caso com a raiz numa terra argilosa.
Preparei um vaso com caco de telha no fundo é cobri com feltro, após forrei com uma camada de terra adubada dessas que já vem pronta.
Após tirei o essesso dá argila dá raiz espalhando ela sobre a terra.
Centralizado a palmeirinha e completei com terra adubada até o nível do vazo.
Será que estes procedimentos adotados estão corretos.

Reply
avatar
Rudinei spina
AUTHOR
28 de abril de 2017 00:01 delete

Boa noite, tenho uma ráfia em casa plantada dentro de um jardim de inverno, porém ao lado desse jardim a menos de 15 cm existe um lago ornamental,a pergunta é, a raiz dela é perigosa a pinto de quebrar ou trincar essa parede do lago?

Reply
avatar
eduardo neto
AUTHOR
20 de maio de 2017 21:00 delete

boa noite

adquiri uma rafia e ela esta com os galhos grandes e " desbeiçada"vi umad fotos na net e queria que ela ficasse pra cima sem cair de lado sera q se eu podar as novas que sairem ficarao do jeito que eu quero??

Reply
avatar
Marcelia ka
AUTHOR
27 de maio de 2017 15:22 delete

Olha! Bom dia, gostaria de saber o q fazer, minha ráfia está com as folhas amarelas , o q posso está fazendo pra salva minha palmeira. É também ela ta com uns pontinhos preto na folha. Por favor me ajude

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
30 de junho de 2017 10:52 delete

Olá!
Eu tenho uma palmeira raphis, e percebi que ela está com pontinhos minúsculos brancos na parte de trás da folha. O que poderia ser? E como tratar? Poderia me ajudar?

Agradecida

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11 de julho de 2017 14:26 delete

Boa tarde Mário. Tenho uma Ráfis e ela fica na sala do meu apartamento, em um local interno e não bate luz solar. Ela tem dado brotos normais, porem as pontinhas das folhas ficam marrom parecendo secas, mas isso acontece apenas nas pontinhas. O que devo fazer para não dar estas pontas marrons? Ou isso é normal?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
12 de julho de 2017 13:09 delete

Olá Bruna Boa Tarde.
Não podemos falar que isso é normal, mas acontece com muita frequência.
Um pequeno descuido em relação a rega (falta ou excesso de água), temperatura ambiente, umidade etc. pode ocasionar isso.
Em relação a água se o substrato tiver boa drenagem é preferível regar menos vezes por semana e quando for regar coloque uma quantidade grande de forma que a água saia nos furos de drenagem, com isso terá certeza que conseguiu atingir as raízes inferiores.
Para saber se precisa de rega enfie o dedo no substrato, dá para saber se ele está seco ou não.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Bruno Tiago
AUTHOR
14 de julho de 2017 12:13 delete

Tenho na minha loja estava lindas alguns dias ela está com as folhas meio caídas. O que posso fazer ?

Reply
avatar
14 de julho de 2017 12:44 delete

Boa tarde!

Estou com a minha palmeiras cheia de larvas na areia, o que devo fazer?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
2 de agosto de 2017 13:31 delete

Olá Mário,
Gostaria de ter uma palmeira ráfia em casa, mas tenho um gato que come absolutamente tudo. Você saberia dizer se a palmeira é tóxica?
Abs
Priscila.

Reply
avatar
KATIA BATISTA
AUTHOR
22 de agosto de 2017 11:25 delete

Bom dia
Estou com rafis com um mês que eu comprei ela está grande, ela recebeu uma bolada de criança ,esta na minha sala e aí ela começou a murchar as folhas e ficar marrom , parece estar saindo novas folhas, o como eu faço para ajuda-la

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
30 de agosto de 2017 10:42 delete

Boa tarde, temo uma planta Ráfia que as raízes estão todas aparentes, existe algo que possamos fazer pra corrigir? Muitas folhas secaram ela tá ficando feia, estou muito triste.

Reply
avatar
3 de outubro de 2017 20:08 delete

Boa noite! Tenho uma palmeira ráfis e ela está com a maioria das folhas manchadas de amarelo e outras poucas com manchas marrons. Ela fica na sala próximo a um janelão de frente para rua. Fui a uns 4 meses atrás em uma sementeira e o rapaz disse que era fungo e me vendeu um fungicida que coloquei e ela melhorou, só que depois que parei as manchas voltaram e eu voltei na sementeira e ele me disse que era poeira e que só precisava pulverizar as folhas com água. Estou pulverizando 3 vezes ao dia as folhas e o caule. Será que é fungo? O que eu devo fazer? Posso mandar foto dela para que você analisar? Será que detergente neutro e água ajuda?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
18 de outubro de 2017 15:13 delete

boa tarde sr Mario os brotos novos estão enrrolando o que e?

Reply
avatar
«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 262 de 262   Recentes›   Mais recentes»