13 de jan. de 2019

PLANTA-MELANCIA - ( Peperomia argyreia )


Herbácea com comportamento epífito ou terrestre.
Imagem: worldoffloweringplants

NOME CIENTÍFICOPeperomia argyreia.

NOME POPULAR: planta-melancia.

FAMÍLIA: Piperaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Norte da América do Sul, incluindo o Brasil.

PORTE
: De até 20 cm de altura.

FOLHAS: Medindo cerca de 10 cm, com formato ovalado, tem uma coloração prateada e faixas verdes que lembram a casca de uma melancia, elas são sustentadas por longos pecíolos que tem uma tonalidade rosa / avermelhada.

FLORES: As inflorescências são compridas, finas de formato cilíndrico, contendo inúmeras minúsculas flores de coloração esbranquiçada, praticamente sem valor ornamental.

CAULE: Os longos pecíolos que sustentam as folhas surgem a partir da base formando um tufo.
LUMINOSIDADE: Meia-sombra, ela gosta de receber muita claridade, mas não sol direto,

Nota: Não deve receber luz direta do sol nas horas mais quente do dia (das 10h00 as 16h00), pois suas folhas ficarão “queimadas”.

ÁGUA: Muito cuidado, água em demasia pode matar a planta. Manter o solo ligeiramente úmido, deixando secar entre regas, principalmente no inverno. Regar de 1 a 2 vezes por semana se necessário.

CLIMA
: Tropical.

Nota: É até tolerante ao frio, desde que não seja intenso e ocorra geadas.

REPLANTE
: Se o vaso começar a ficar muito denso, replante em outro de tamanho maior, no início da primavera, época que se inicia um novo período de crescimento.

CULTIVO: Solo rico em matéria orgânica e bastante poroso, pois as raízes da planta necessitam de bastante ar em torno delas.

FERTILIZANTE: Se cultivada em vasos, a cada 3 ou 4 meses use fertilizante comum para plantas de interior, siga as recomendações do fabricante e não aplique junto a planta somente ao redor dela. Se ela for recém-plantada aguarde de 4 a 6 meses.

UTILIZAÇÃO: Ideal para serem usadas dentro de casa, mas também fica bonita em maciços, canteiros e como forração em lugares onde não há pisoteio, sempre a meia-sombra.

PROPAGAÇÃO: Por sementes, por divisão de touceira no início da primavera e estacas.
 
PREÇO:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário