12 de jan. de 2019

PLANTA-ALCAÇUZ, GNAFÁLIO - ( Helichrysum petiolare )

Imagem: alpinenurseries

NOME CIENTÍFICOHelichrysum petiolare.


NOME POPULAR: gnafálio, planta-alcaçuz.

FAMÍLIA: Asteraceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: África do Sul.

PORTE: Até 45 cm de altura.

FOLHAS: São alternadas, medem cerca de 3 cm, tem coloração esverdeada, coberta com uma pelugem esbranquiçada, de textura aveludada parecendo que a cor da folha é acinzentada.

Nota: É conhecida pelo nome popular de planta-alcaçuz, porque de suas folhas exalam um perfume agradável de alcaçuz, principalmente durante o verão.

FLORES: As inflorescências são formadas por pequenas flores que nascem nas axilas das folhas da parte superior da planta, não são muito vistosas.

TRONCO: De um minúsculo caule semilenhoso, despontam vários ramos que variam de 0,80 – 1 metro de comprimento, eles são finos e felpudos iguais às folhas.

LUMINOSIDADE: Sol pleno, meia-sombra.

ÁGUA: Regar sempre que o solo estiver seco, não gosta de solo encharcado e até é tolerante a seca. Regue de 1 a 2 vezes por semana.

CLIMA: Prefere clima subtropical ou regiões tropicais de altitude ou serrana.


Nota: O clima subtropical é característico das áreas de latitude compreendida entre 30° e 50°, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 °C e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 °C. 

PODA: Para que a planta adquira o vigor inicial, uma poda drástica deve ser feita a cada dois anos.

CULTIVO: Aprecia solo que tenha boa drenagem e rico em matéria orgânica.

FERTILIZAÇÃO: Não é uma planta exigente, mas para deixá-la mais bonita e vigorosa, por ocasião do plantio coloque um pouco de composto orgânico.

UTILIZAÇÃO: Pode ser utilizada de diversas maneiras: como planta pendente em vasos, jardineiras e canteiros elevados e também como forração, pois é uma planta prostrada (se esparrama no solo).

Nota: Além do uso como planta medicinal é também  utilizada em rituais religiosos.

PROPAGAÇÃO: É feita por sementes (germinam com bastante facilidade) e também por estaquia.

PLANTA MEDICINAL: É uma das plantas utilizadas como “Imphepho” - a erva sagrada da África, com diversas propriedades medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário